Cursos em destaque
Aguarde. Carregando...

Curso de Recursos Humanos

Curso de Cozinha Profissional (Últimas vagas)


Fale Conosco
Ietech São Carlos - Unidade Central
Avenida São Carlos, 2417 - Centro
São Carlos - SP CEP: 13560-011
Atendimento ao Cliente (Matrículas): (16) 3416-6994 - (16) 3372-6993
Telefone secretaria: (16) 3416-7993
Telefone Financeiro (provisório): (16) 99743-5950 / (16) 99393-1717 (Whatsapp)
Telefone Financeiro: (16) 3416-6724
E-mail: atendimentoja@ietechsaocarlos.com.br
E-mail: gerencia@ietechsaocarlos.com.br
CNPJ: 14.985.525/0002-19


Horário de funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 8 às 22:30 horas, e aos sábados, das 8 às 17 horas.
Parceiros Educacionais

Ietech - Escola de Gastronomia
Avenida São Carlos, 2440 - Centro
São Carlos - SP CEP: 13560-011

Telefone: (16) 3416-6724



Cursos Técnicos - Técnico em Cozinha (Gastronomia)
Objetivo

 

O Curso Técnico em  Cozinha  tem como objetivos:

  1. Oportunizar uma formação profissional que permita mais uma alternativa de empreendedorismo e trabalho aos alunos;   
  2. Habilitar profissionalmente o aluno para o exercício de técnico em Cozinha, possibilitando o desenvolvimento de  competências  e habilidades como capacidade de raciocínio, flexibilidade, iniciativa, criatividade,  capacidade de identificação e solução de problemas;
  3. Proporcionar ao aluno conhecimentos e informações sobre  o processo de produção de alimentos: seleção, armazenamento higienização, preparo e finalização dos pratos;   
  4. Oferecer uma base de conhecimentos que possibilite ao aluno desempenhar suas funções de forma plena e inovadora, com ética e responsabilidade;
  5. Preparar o futuro técnico para o trabalho em equipe, conscientizando-o dos limites de sua função, no trabalho conjunto com os demais profissionais da empresa;
(Carga Horária: 960)
Mercado de Trabalho

O Brasil, de uma maneira geral, vem assistindo a um crescimento em todos os setores da economia, apesar das dificuldades que enfrentam.  Assim sendo, o setor de gastronomia  vem sendo atingido significativamente por esse crescimento, o que exige uma melhor qualificação da mão de obra para nele atuar.

São Carlos, com uma população de 221.936 habitantes (IBGE 2010) é também conhecida como “Athenas Paulista” pelo grande número de estudantes, uma vez que conta com duas grandes universidades públicas – USP e UFSCar – e uma particular – UNICEP, e “Capital da Tecnologia” por ser considerada Pólo de Alta Tecnologia,  pois  abriga dois parques tecnológicos: o Science Park – da Fundação ParqTec e o Eco-Tecnológico do Grupo Encalso-Damha.

A cidade conta ainda com grandes indústrias, conhecidas internacionalmente, além de grande quantidade de outras pequenas e médias.

Esse cenário aponta para um maior  crescimento da população. São executivos ou  pessoas com elevados cargos em empresas aqui estabelecidas ou trabalhadores em busca de emprego que procuram a cidade para instalar sua residência.

Também atrai muitos visitantes que participam dos inúmeros  eventos  técnicos e/ou científicos que marcam o calendário da cidade.

A grande maioria dessa população, especialmente a classe média, a classe trabalhadora, cujo horário para todos os afazeres é limitado, e a dificuldade de contar com uma doméstica que prepare as refeições, procura os restaurantes, principalmente para o almoço, assim também os  universitários, cuja maioria mora em “repúblicas”, também se utilizam de  restaurantes.

Esse crescimento tem como resultado um grande aumento  também do número de bares, lanchonetes e restaurantes da cidade.

 

São Carlos conta hoje com 16 hotéis, incluindo apart hotel; 46 lanchonetes; 35 restaurantes; 36 estabelecimentos que oferecem serviços de gastronomia , entre bares, cafés e choperias. Além disso, a maioria dos supermercados também oferece uma grande diversidade de pratos prontos nos horários de almoço e jantar.

 Trata-se aqui dos estabelecimentos mais procurados e bem localizados, porém existem muitos outros mais afastados do centro.

A cidade conta ainda com inúmeros Serviços de Buffet de alto e médio padrão.

Há ainda  as empresas que contam com cozinha e refeitório, pois  oferecem refeições aos seus funcionários. Hospitais e creches também  preparam refeições em grande número.

Considera-se um número bastante elevado de estabelecimentos que possam absorver o técnico em cozinha.

Método

Aulas teóricas e práticas

 

Atenção: Estão inclusos no valor do curso os materiais apostilados de cada disciplina, insumos para aulas teóricas, expositivas e práticas.

O valor do curso não inclui o Uniforme (Dolma, avental, calça e sapato apropriado para cozinha) e o Enxoval Básico de Cozinha (Responsabilidade de aquisição de cada aluno)

Programa
  • História da Gastronomia e Hospitalidade
  • Planejamento de Cardápio e Custo
  • Higiene, Microbiologia e Segurança alimentar
  • Técnica Dietética Gastronômica
  • Planejamento Físico para estabelecimentos A&B
  • Empreendedorismo no Mercado de Alimentos e Bebidas
  • Relação Interpessoal do Trabalho
  • Técnicas de Bar
  • Panificação
  • Cozinha Contemporânea
  • Harmonização
  • Cozinha Internacional
  • Primeiros Socorros nos Ambientes Gastronômicos
  • Habilidades Básicas de Cozinha
  • Habilidades Básicas de Confeitaria
  • Serviços de Sala e Bar
  • Cozinha Brasileira
  • Cozinha Fria
  • Confeitaria Avançada
  • Cozinha Asiática
     

O perfil do egresso do curso  Técnico em Cozinha do IETECH deverá ser  caracterizado por competências e habilidades que o tornem capaz de desenvolver com segurança  suas atribuições profissionais, pautando-as nos princípios éticos  e com responsabilidade.

         Deverá ainda, estar capacitado  para pesquisar, investigar, argumentar  como também apontar problemas e sugerir  soluções.

       Assim, ao concluir o curso de Técnico em Cozinha, o aluno deverá estar apto para o exercício da profissão, se garantidas as seguintes competências:

  • Conhecer a Legislação pertinente  a essa  área, especialmente quanto à higiene, como  imprescindível ao desempenho de suas funções, respeitando as normas técnicas, ambientais, de saúde e segurança;
  • Elaborar cardápios, utilizando os princípios da química dos alimentos na seleção de ingredientes e combinando-os, a fim de não alterar-lhes o sabor,  tanto em pratos quentes quanto  frios;
  •  Produzir refeições saudáveis preservando as qualidades nutricionais dos alimentos, bem como adequá-las às pessoas com restrições alimentares, se necessário;
  • Inspecionar os equipamentos de produção de alimentos, higienizando-os, bem como o espaço físico;
  • Executar controle de temperatura dos alimentos e seu acondicionamento, a fim de manter as suas qualidades nutricionais;
  • Elaborar e decorar diferentes tipos de pratos considerando os aspectos culturais ligados à temática  do ambiente;
  • Identificar os tipos de serviços de alimentos e bebidas mais adequados às características do restaurante;
  • Comprar, armazenar, selecionar e higienizar os alimentos.

 

Essas competências profissionais gerais do Técnico em Cozinha incluem ainda:

  • Ter consciência da necessidade de atualizar e aprimorar constantemente seus conhecimentos teóricos e práticos a fim de acompanhar as mudanças que ocorrem na sua área, e buscar a melhoria da qualidade de seu trabalho tendo em vista a qualidade de vida da população  e a preservação do meio ambiente;
  • Fazer pautar seu trabalho no respeito aos funcionários , aos colegas e à hierarquia da empresa  onde trabalha, colaborando com toda a equipe;
  • Utilizar recursos e ferramentas de informática específica da área;

 Além dessas competências esse perfil deverá considerar ainda características pessoais, tais como: ter equilíbrio emocional, ser dinâmico e flexível, demonstrar organização e disciplina e apresentar postura adequada.

 

 

Certificação
  1. Aos alunos que concluírem com êxito todos os componentes curriculares dos 3 Módulos, conforme Matriz Curricular e apresentarem Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente, será conferido Diploma de TÉCNICO EM  COZINHA  - Eixo Tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer.

           1.1 - Os diplomas trarão no verso a estrutura básica da organização curricular com as correspondentes cargas horárias e resultados da avaliação da aprendizagem.

            1.2 - Constará ainda, do verso do diploma ou constituindo documento específico, fazendo parte integrante da documentação de conclusão, o perfil profissional de conclusão do Técnico em Cozinha, de acordo com o item IV deste Plano e da legislação que rege o assunto.

        2 –  Aos alunos concluintes dos Módulos intermediários serão conferidos Certificados de Qualificação de Nível Médio de Auxiliar de Cozinha e de Assistente de Serviços Gastronômicos, para os Módulos I e II, respectivamente.

Pré-requisito e público-alvo

A partir de 17 anos

 

Uniformes:

Solicitamos ao aluno que não utilize acessórios como colares, amuletos, pulseiras ou fitas, brincos, relógio e anéis (inclusive alianças) durante as aulas.

Além disso, é de responsabilidade do aluno providenciar, trazer e utilizar avental de peito de pano branco, camiseta de manga longa comprida de algodão, calça comprida e sapato fechado de couro com solado emborrachado antiderrapante ou sapato de segurança

É proibido o uso de uniformes com logomarca de empresas ou outras instituições de ensino nas dependências do Ietech.

Documentos para Matrícula
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Endereço
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Titulo de Eleitor
  • Comprovante de Votação
  • Alistamento Militar (quando hover)
  • 2 fotos 3x4
  • Hstórico Escolar do Ensino Médio ou Comprovante de Regularidade de Matricula Ensino Médio

Horário das aulas: Segundas - Feiras à Sexta- feiras das 19h às 22hs. (noite)

                                 Segundas - Feiras à Sexta - feiras das 15h às 18hs (tarde)

*O Ietech reserva-se o direito de alterar datas, horários ou cancelar o programa.
Informações adicionais
Este curso não está sendo ofertado no momento.
Quer ser informado sobre novas turmas, preencha nosso formulário.


Conheça todos os cursos com matrículas abertas

Conheça todos os cursos de Gastronomia
Cursos de Gastronomia

Cursos Técnicos

Cursos Profissionalizantes