Cursos em destaque
Aguarde. Carregando...

Curso de Recursos Humanos

Curso de Cozinha Profissional (Últimas vagas)


Fale Conosco
Ietech São Carlos - Unidade Central
Avenida São Carlos, 2417 - Centro
São Carlos - SP CEP: 13560-011
Atendimento ao Cliente (Matrículas): (16) 3416-6994 - (16) 3372-6993
Telefone secretaria: (16) 3416-7993
Telefone Financeiro (provisório): (16) 99743-5950 / (16) 99393-1717 (Whatsapp)
Telefone Financeiro: (16) 3416-6724
E-mail: atendimentoja@ietechsaocarlos.com.br
E-mail: gerencia@ietechsaocarlos.com.br
CNPJ: 14.985.525/0002-19


Horário de funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 8 às 22:30 horas, e aos sábados, das 8 às 17 horas.
Parceiros Educacionais

Ietech - Escola de Gastronomia
Avenida São Carlos, 2440 - Centro
São Carlos - SP CEP: 13560-011

Telefone: (16) 3416-6724




Você está aqui: Página Principal / Notícia

Gastronomia: curso, carreira e mercado de trabalho
Criado em: 2016-03-03 09:18:28 - Atualizado em:


 

Muito além do ato de cozinhar, o profissional formado em Gastronomia atua no gerenciamento de restaurantes, na segurança alimentar, produção industrial e muito mais. Entenda como é a carreira na área da Gastronomia, como está o mercado de trabalho para este profissional

Cada vez mais, os cursos técnicos vêm ocupando bons lugares nos currículos dos profissionais brasileiros. Tudo isto porque, os cursos sempre oferecem uma excelente forma de aprendizado, levando em conta que o profissional não irá levar tanto tempo para finalizar o mesmo, como acontece em um curso superior por exemplo, onde ele leva anos para que a pessoa possa realizar a atuação como profissional em várias áreas de interesse.

Os cursos técnicos cada vez mais são bem vistos no mercado de trabalho, e como um reflexo disto, muitas empresas vêm procurando por pessoas que contam com cursos técnicos ao invés de procurarem por profissionais com graduação.

 

Mercado de trabalho para quem faz Técnico em Gastronomia (Cozinha)

O mercado de trabalho para profissionais da área de Gastronomia está aquecido e em expansão, principalmente no setor hoteleiro. A vantagem do setor de alimentação é que, mesmo em tempos de economia incerta, seu consumo por parte da população se mantém estável ou apresenta queda pouco significativa.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), divulgada em 2014, afirma que os brasileiros gastam quase um terço do seu orçamento destinado a alimentação em refeições consumidas fora de casa.

Em cidades turísticas e polos industriais existe grande procura por profissionais de Gastronomia. Porém, seu campo de atuação tem crescido bastante por todas as regiões do País, principalmente em negócios ligados à alta Gastronomia ou no segmento de entregas em domicílio.

 

Sobre o curso técnico em Gastronomia (cozinha)

Os cursos de Gastronomia são oferecidos na habilitação técnica em Cozinha (aulas teóricas e práticas), com duração média de 17 meses, ou como cursos de qualificação profissional, com a duração de 1 dia a 3 meses.

A estrutura curricular do curso apresenta disciplinas teóricas sobre a História da Gastronomia, Segurança Alimentar, Microbiologia de Alimentos e Nutrição. Grande parte da carga horária do curso é formada por atividades práticas, nas quais o estudante aprende sobre gastronomia brasileira e internacional, enologia, confeitaria, panificação, bebidas e muito mais.

O aluno de Gastronomia tem também disciplinas ligadas à Administração, como por exemplo: Gestão de Materiais, Planejamento de Cardápios, Gestão Financeira, Planejamento de Restaurantes, etc.

 

Benefícios dos cursos técnicos do IETECH

O curso técnico de Gastronomia, que é oferecido pelo IETECH oferece um potencial bastante grande ao profissional, já que a maior parte das pessoas não contam com muito dinheiro para fazer o curso superior, e por este motivo começam com os cursos técnicos e faturamento acabando se graduando acima de tudo.

O Instituto de Educação e Tecnologia IETECH está com vagas abertas para cursos técnicos em Segurança do Trabalho e Gastronomia (Cozinha), cursos de qualificação profissional com aulas presenciais e práticas, e para diversos cursos de gastronomia. As inscrições podem ser feitas pela internet ou nas unidades do Centro.