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Faça um bom plano de treinamento e desenvolvimento na sua empresa e aumente seus resultados
Criado em: 2017-04-10 09:48:20 - Atualizado em: 2017-04-10 12:09:38


 

A partir do momento que os líderes realmente acreditam que através do desenvolvimento das suas equipes poderão ter um resultado na perpetuidade e lucratividade da sua empresa, é o momento de estruturar um plano para chegar a estas metas.

Este plano começa com a conceituação de fundamentos básicos:

 

  • O primeiro fundamento a ser conceituado é a função de treinamento que é qualquer atividade que contribua para tornar uma pessoa competente para exercer as suas atividades, aumentar sua capacidade para suas funções atuais e prepará-la para novas oportunidades.

 

  • O segundo fundamento oriundo deste conceito é a questão de competência. Competência é a soma de conhecimentos, habilidades e atitudes. Portanto para julgar se um colaborador é competente é preciso analisar três aspectos que se complementam.

 

Indicadores são essenciais ao planejamento e controle dos processos das organizações porque possibilitam o estabelecimento de metas quantificadas.

 

Com base nestes indicadores podemos elaborar análises críticas do desempenho dos processos de treinamento e desenvolvimento, e redirecionar caso seja necessário, para novos pontos onde poderemos atingir os objetivos previamente traçados.

 

Abaixo segue alguns exemplos de indicadores que pode se utilizar para avaliar um programa de treinamento:

 

  • Índice de satisfação de clientes
  • Tempo médio de produção
  • Taxa de assiduidade
  • Taxa de rotatividade
  • Taxa de não conformidades
  • Crescimento de vendas
  • Aumento de lucratividade da empresa

 

 

Treinamento não substitui gerenciamento

 

Como forma de conclusão e reflexão, não se deve considerar o treinamento como uma ferramenta única de desenvolvimento das equipes. Ele não substitui o gerenciamento adequado das equipes e cabe aos bons líderes colaborarem para que o aprendizado obtido nos treinamentos se torna uma ferramenta efetiva de sucesso.

 

A melhora das competências de um membro da equipe não depende somente dele. Depende também da equipe e principalmente dos gestores que irão apoiá-lo e conduzi-lo para patamares superiores de performance.

 

 

 

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